(Geralmente, os textos solicitados em concursos públicos são os textos dissertativos-argumentativos. Este gênero textual tem um modo de escrita peculiar e seus temas sempre são voltados a uma problemática e exige do concurseiro um nível de criticidade e informatividade. Além disso, o concurseiro deve, na conclusão, trazer uma proposta de intervenção social. Isto é, trazer à tona uma solução. Minhas e meus alunos (as) sempre solicitam que eu, professor Hudson, traga modelos "prontos" de produção textual para, assim, eles "destravem" e possam escrever seus próprios textos. Atendendo a este pedido, estou produzindo "modelos de redação" para que os (as) alunxs possam arrebentar em suas produções!). Vamos ao modelo 3!
Vamos ao modelo 3:
INTRODUÇÃO
A violência contra a mulher/pedofilia/racismo/infanticídio/criminalidade (acrescentar o mote da discussão e fazer as adaptações, de acordo com o debate) é uma questão extremamente repugnante e precisa ser (serem) analisados (analisadas) com severo cuidado. É importante ressaltar que este (ou, estes esta, estas) câncer da sociedade precisa ser extirpado, uma vez que não se pode exercer a verdadeira cidadania sem que estes problemas sejam, ao menos, minimizados. Desse modo, a ONU (Organizações das nações unidades) tenta, de maneira simplória, em alguns casos.
DESENVOLVIMENTO I
(Neste espaço, é importante continuar a discussão que ficou pendente na INTRODUÇÃO que citou a ONU. É o momento, então, de entrar em cena, a progressão textual. Isto é, a linha de raciocínio não é perdida e a coerência e a coesão continuam presentes. É o momento, então, de discorrer sobre a ONU).
É sabido que a ONU foi uma organização criada em 1945, depois da II Grande Guerra, com o objetivo de impedir outro conflito como o já citado é deveras relevante citar os direitos humanos citar os direitos humanos, que, ao menos na teoria, tem de colocar todas as pessoas em pé de igualdade. Além do mais, salienta-se que o Direito Internacional dos Diretos Humanos sempre está promovendo reuniões, a fim de manter os acordos entre os países que foram estabelecidos. Como o divulgado no site oficial da ONU recentemente, todos os anos os Estados-Membros se reúnem para debater o tratado feito em 1945.
DESENVOLVIMENTO II
(Aqui é o espaço que, novamente, a progressão textual é vista. Ou seja, que há muita informatividade. Sendo assim, o corretor da produção textual observará o nível de informatividade dos candidatos).
Todas as pessoas, em tese, têm direito à vida, à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão , o direito ao trabalho, à educação, etc. No entanto, na prática, isso não é visto, conforme atestam os noticiários que são cheios de notícias sobre corrupção, assassinatos, uso de drogas, tráfico de drogas, trafico humano, etc. O Brasil faz parte da ONU. Porém, o poder de opinião do País é fraco, pois é uma nação em desenvolvimento.
CONCLUSÃO
(Aqui é o espaço em que se deve trazer à tona uma solução ou uma reflexão. Se não houver solução, pode-se citar alguma citação e trazer uma reflexão).
A problemática é (inserir a discussão em foco)_____________________________________________________________________
é, realmente, difícil de ser solucionado. Todavia, os governos Estadual e Municipal devem intervir, ainda mais, contra essas mazelas sociais. Ademais, o próprio cidadão, em seu cotidiano, pode transformar, ao seu modo, o mundo em um melhor lugar para se viver. Outrossim, as escolas podem trazer à consciência aos discentes para que estes exerçam suas cidadanias de maneira mais eficaz.
P.S.: Os elementos coesivos estão em negrito. Abaixo a lista destes e seus respectivos significados e classes gramaticais.
1 - Uma vez que (Locução conjuntiva): Explicação. Sinônimos: pois, porque, porquanto, visto que, posto que, etc.
2 - Desse modo (Locução conjuntiva): Conclusão de uma ideia anterior. Sinônimos: Assim, dessa forma, destarte, etc.
3 - Além do mais (Locução conjuntiva): Adição. Sinônimos: Ademais, além disso, além de tudo, etc.
4 - No entanto (Locução conjuntiva): Exprime uma ideia de oposição. Sinônimos: Todavia, porém, mas, etc.
5 - Conforme (Conjunção): Exprime uma ideia de acordo com o já dito no período textual. Sinônimos: De acordo com, segundo, consoante, etc.
6 - Porém (Conjunção): Expressão de contrariedade. Sinônimos: Mas, porém, todavia, etc.
8 - Pois (Conjunção): Explicação e une orações. Sinônimos: Porque, visto que, já que, então, portanto, mas, no entanto.
9 - Todavia (Conjunção): Indica uma ligação entre duas orações.
8 - Pois (Conjunção): Explicação e une orações. Sinônimos: Porque, visto que, já que, então, portanto, mas, no entanto.
9 - Todavia (Conjunção): Indica uma ligação entre duas orações.

Comentários
Postar um comentário